sábado, 28 de fevereiro de 2015

Por que tantas regras?

   Gosto da liberdade que tenho ao escrever para mim mesma. Eu achava que não gostava desse negócio de escrever. Agora me vejo querendo ter uma ideia para escrever. Como já disse anteriormente, não é necessário ter uma ideia para um texto, você pode simplesmente começar a escrever e deixar fluir.
   No entanto, no colégio não é isso o que aprendemos. Nos dizem que ao escrever o texto já temos que ter em mente o início, o meio e o fim, com tantos parágrafos para cada, e com no mínimo 3 frases por parágrafo. Mas por que tanta regra para algo que deveria ser prazeroso? Ao escrever aqui não me ligo muito nisso, apesar de já ter algumas configurações no cérebro. Mas se você quer um exemplo, pegue qualquer livro que você goste, e verá que não é bem assim. Até gírias são permitidas, pois quando você é um autor publicado tem "licença poética", o que não existe no ENEM e nem para as chatas redações escolares (desculpem-me, professores. Apesar do carinho que tenho por muitos de vocês, tenho que admitir que a maioria das propostas que redações não trazem vontade de nenhum adolescente escrever).
   Mas entendo a razão dessas regras no colégio. Se você precisa entregar um trabalho sobre uma pesquisa, por exemplo, não vai querer se estender muito, vai precisar saber ser objetivo, botando início, meio e fim nos seus lugares. Pois quando escrevemos por pura vontade, fazemos a nossa própria regra, mas sempre terá algum texto na vida que você precisará escrever, seja para faculdade, trabalho ou outro, e é melhor que você tenha tido uma orientação em como fazer antes. Apesar de tudo, sempre lembre-se que erros de ortografia não são válidos em nenhum tipo de texto, a não ser, é claro, propositalmente, com a tal da "licença poética".

2 comentários:

  1. haha Você escreve muito bem. Acredite, os textos da Faculdade são bem mais exaustivos de se fazer, eles são técnicos e regidos sempre pelas normas da ABNT. Eu entendo você mais o papel da escola mesmo que levado ás avessas, também é te tornar um cidadão formador de opinião. Aí jogam temas chatinhos e meio robuscados. É questão sistemática mesmo, a educação brasileira deveria com toda certeza ser reformulada. Vamos ficar na torcida rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kica!
      Sim, sei que faz parte do nosso aprendizado, mas acho que poderiam às vezes nos dar mais liberdade na escrita, pois leio várias fontes e acho contraditório quando mesmo livros didáticos não se utilizam dessas regrinhas haha
      Mas claro que entendo e sei que não posso abandonar esse script de textos que temos.
      Bjs,
      Mari

      Excluir

Compartilhe comigo e com os outros leitores sua opinião sobre o post. Espero que tenha gostado! ;)